|
O QUE É ASSESSORIA DE IMPRENSA
Esse serviço tem por finalidade divulgar pessoas, empresas e produtos dos mais variados segmentos. Trabalha junto a imprensa escrita, falada e eletrônica (tv / rádio / jornal / revista / internet) de forma jornalística. A idéia é fazer com que o material divulgado consiga maior penetração e credibilidade perante o público. Direta ou indiretamente o cliente estará nos veículos de comunicação, fugindo da forma habitual de propaganda e publicidade.
AS ATIVIDADES DA ASSESSORIA DE IMPRENSA
Conhecer o cliente - O primeiro passo no trabalho de divulgação de um produto é conhecê-lo em toda sua complexidade. Descobrir seus diferenciais perante os concorrentes e seu potencial de notícia, que são pontos estratégicos.
Conhecer os veículos - Outra etapa importante no trabalho de assessoria é o levantamento dos veículos de comunicação que melhor se afinem ao perfil do produto. Isso é fundamental para atingirmos os consumidores em potencial.
Release - Após a apuração do cliente e veículos adequados, é confeccionado um release bastante objetivo, com informações claras, relevantes e que despertem o interesse e a curiosidade dos jornalistas. A divulgação só é iniciada com autorização prévia do cliente.
Acompanhamento - É também papel da assessoria preparar e acompanhar seus clientes nas entrevistas, orientando quanto a tempo e espaço disponíveis, assim como a linguagem adequada a ser usada em cada entrevista.
Relatórios - A assessoria prepara relatórios mensais sobre os trabalhos desenvolvidos, apontando os resultados. Como apoio, a assessoria pode fornecer clippings de alguns veículos, com a participação do cliente nas atividades ligadas à imprensa (gravação de programas de rádio e tv, recorte de jornais e revistas).
Reuniões - Reuniões periódicas são fundamentais para discutir pontos que possam ser enfatizados ou modificados, resultando assim em um maior retorno.
Publicações - De acordo com a necessidade, a assessoria pode viabilizar a edição de revistas, jornais, boletins ou sites dirigidos tanto para o público externo quanto para o interno.
Eventos - A assessoria pode ainda sugerir a realização de eventos geradores de notícia, facilitando a conquista dos espaços na mídia.
Procura espontânea - É função da assessoria atender a jornalistas quando a imprensa procura espontaneamente o cliente, principalmente se não houve o desejo do contato direto com a mídia
|
|
|
|